Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistemas:glpi

Gestionnaire libre de parc informatique (GLPI)

O GLPI é uma solução livre para WEB desenvolvida em meados de 2013 pela Indepnet Association (Organização independente) distribuída sob licença GPL para a gestão de parque de informática e helpdesk, para gerenciar todos os problemas relacionados à gestão, tais como inventário de hardware, software ou componentes de um computador, bem como a gestão de assistência aos usuários.

Instrução normativa

No IFS segundo o artigo 1º, 2º, 4º e 6º da instrução normativa da DTI Nº 01, de 18 de julho de 2016 o GLPI é o meio oficial de requisição de serviços de TI de todo o instituto.

Art. 1º. Autorizar a utilização da requisição de serviços de TI no âmbito do Instituto Federal de Sergipe, a ser realizada por meio de sistema eletrônico para gestão de chamados e ativos de TI, denominado GLPI – Gestão Livre de Parque de Informática.
Art. 2º. O gerenciamento das requisições aos serviços de TI disponibilizados no catálogo oficial de serviços de TI do IFS (Anexo I) será de competência da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI para os serviços cujo “Grupo Responsável” seja “Sistêmico”, e das Coordenadorias de Tecnologia da Informação – CTI dos campi para o “Local”.
Art. 4º. As diretrizes estabelecidas nesta instrução normativa deverão ser aplicadas na Reitoria e em todos os Campi do IFS.
Art. 6º. Os serviços de TI descritos no Catálogo de Serviços (Anexo I), deverão ser requisitados exclusivamente pela plataforma GLPI, acessível através do link “https://aplicacoes.ifs.edu.br/suporte/”.
Parágrafo único. É vedada a requisição de quaisquer serviços de TI em outra plataforma (E-mail institucional, Memorando Eletrônico, Telefone, …) daquela prevista no caput, exceto nos casos em que o serviço requisitado ou incidente registrado não esteja presente no catálogo de serviços, ou situação calamitosa que ocasione prejuízos aos clientes do serviço.

Acesso ao GLPI

O GLPI esta disponível no endereço https://aplicacoes.ifs.edu.br/suporte, o endereço para acessar o GLPI também esta disponível no portal do IFS na parte de Sistemas. O usuário e a senha das pessoas que abrem chamados são os mesmos do SIG (SIGRH, SIPAC, SIGAdmin) do IFS, caso a pessoa necessite de um usuário no GLPI e não possua um usuário no SIG.

Manual do usuário

NomeFinalidade
Solicitar cadastro de usuárioSolicitar cadastro de usuário para poder requisitar serviços de TI através do GLPI.
Abrir o chamadoRequisitar um serviço de TI.
Visualizar chamadoVisualizar os chamados abertos.
Cadastrar um acompanhamento no chamadoAdicionar novas informações ao chamado ou mesmo tirar dúvidas no próprio chamado.
Anexar arquivo ao chamadoAnexar arquivo a um chamado aberto.
Aprovar a solução do chamadoInformar a equipe responsável se o serviço requisitado foi atendido, para que o chamado seja finalizado ou reaberto.
Informar a satisfação do atendimento do chamadoInformar a satisfação do atendimento do chamado.


Manual da equipe técnica

Nome Finalidade
Visualizar chamado Visualizar chamados.
Alterar dados do chamado Alterar as informações inicialmente fornecidas pelo usuário devido a mal uso.
Cadastrar um acompanhamento no chamado Solicitar informações adicionais ao usuário ou informar ao usuário o andamento da solução do chamado.
Solucionar chamado Informar no GLPI que o chamado foi solucionado.
Anexar arquivo ao chamado Anexar arquivo a um chamado aberto.
Cadastrar usuário para abrir chamados Realizar o cadastro de um usuário para que possa ter requisitar serviços de TI através do GLPI.
Relacionar chamados Relacionar chamados duplicados ou chamados que possuam o mesmo problema.
Atribuir e retirar responsabilidade do chamados Atribuí ou retira a responsabilidade de um chamado para um determinado grupo.

Manual dos administradores do sistema


sistemas/glpi.txt · Última modificação: 09/07/2018 18:13:08 por Carlson Santana Cruz