Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistemas:sipac:orcamento

Módulo de Orçamento

É parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da UFRN. O objetivo é integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária da UFRN. O seu objetivo é realizar a gestão orçamentária da instituição em todo o seu ciclo de vida. O sistema orçamentário possibilita aos seus gestores realizar operações com nota de dotação, distribuição orçamentária para as unidades gestoras subordinadas, anulações de dotações, operações de provisão orçamentária, remanejamentos entre os centros de custos, transferências, empréstimos, restituições, cadastro de empenho.

O módulo de orçamento opera na UFRN desde 2006 e faz parte das atividades diárias do Setor de Execução Orçamentária da Pró-Reitoria de Administração, Unidades Gestoras (Centros Acadêmicos, hospitais e etc). Em 2010, o módulo passou por uma restruturação.

O módulo Orçamento, do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), propõe-se a integrar as atividades de administração com a execução orçamentária. Todo o processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, art.165, que determina a necessidade do planejamento das ações de governo por meio do:

  • Plano Plurianual – PPA;
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO;
  • Lei Orçamentária Anual – LOA.

Esta página descreve este módulo detalhadamente e lista todas as suas operações, manuais de utilização e vídeos-aula.

Integração com Sistemas Estruturantes

Integração com o SIAFI O módulo de Orçamento integra-se com o SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Podem ser importados do SIAFI para o SIPAC os seguintes documentos orçamentários: As Notas de Crédito (NC), Notas de Dotação, Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARFS), Notas de Empenho (NE), Notas de Sistemas e Ordens Bancárias. Estes documentos serão apenas importados para o SIPAC quando forem consolidados através do Módulo Orçamentário.

O sistema importa também do SIAFI dados auxiliares como: Credores, Natureza de Despesas, Fonte de Recursos, Plano Interno (PI), Programa de Trabalho (PT), Programa de Trabalho Resumido (PTRES), e Unidades Gestoras. Estes dados são importados diretamente para o SIPAC.

STA

O processo de extração de dados do SIAFI para o SIPAC se dá através do Sistema de Transferência de Arquivos (STA), onde são realizados os downloads dos arquivos de importação, para serem processados no SIPAC e concluir a importação dos dados.

Funcionalidades para contadores

Operação Finalidade Vídeo aula
Cadastrar empenho Essa funcionalidade permite ao contador realizar o cadastro de um empenho.
Cadastrar reforço de empenho Essa funcionalidade permite ao contador realizar o cadastro de um reforço de empenho.
Cadastrar credor Essa funcionalidade permite ao contador realizar o cadastro da pessoa física ou jurídica que receberá o valor empenhado.
Cadastrar/Atualizar Evento do SIAFI Permite cadastrar um mapeamento de evento do SIAFI no SIPAC a partir de uma necessidade existente de utilizar um evento não mapeado no SIPAC. ressaltando que para as operações de transferências o SIPAC está preparado para consolidar registros como Remanejamento, Distribuição de Dotação, Anulação de Distribuição de Dotação, Provisão Orçamentária e Anulação de Provisão Orçamentária.
Cadastrar natureza de despesa Essa funcionalidade permite ao contador cadastrar uma natureza de despesa (elemento de despesa) que será utilizado na integração dos empenhos, dotações, entre outros.
sistemas/sipac/orcamento.txt · Última modificação: 20/03/2020 17:25:37 por Carlson Santana Cruz