ORLB OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DA LONA DE BANNER

Autores

  • Marilda Colares Jardelina dos Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Luiz Felipe Bispo Viana Instituto Federal de Sergipe
  • José Sérgio Filgueiras Costa Instituto Federal de Sergipe
  • Carlos Gomes da Silva Júnior Instituto Federal de Sergipe

Resumo

Diante da exploração de recursos naturais, poluição, desmatamento, entre outros sérios problemas que a natureza enfrenta em excesso atualmente, surge a sustentabilidade. Assim, atividades sustentáveis se tornam essenciais para reverter essa situação, afinal, são capazes de reaproveitar matérias-primas, reutilizar materiais. O objetivo é apresentar formas sustentáveis de utilização das lonas de banners, por meio da aplicação de oficinas. Para isso, foram feitos levantamentos bibliográficos, coletadas as matérias-primas, sendo limpas e organizadas para utilização nas oficinas, seguidas da compra de materiais complementares como agulhas, linhas, viés, ziperes e EPI´s. Ao término da oficina aplicou-se um questionário, cujas informações e opiniões foram analisadas posteriormente, objetivando-se obter informações da vivência dos participantes no resultado em que a oficina agregou em suas vidas. Os resultados apontaram uma estratégia para a redução do acúmulo de resíduos, Os produtos que foram confeccionados pelos participantes foram bolsa, avental e porta-moeda. Verificou-se que a oficina contribuiu para a mudança de conceito e do entendimento do que é lixo. Portanto, a proposta da confecção dos produtos em lona de banner é uma atitude de sustentabilidade, de preocupação com o meio ambiente, com as pessoas e com as futuras gerações.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Bispo Viana, Instituto Federal de Sergipe

Acadêmico em Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju. Atualmente Diretor de Relação Públicas no Centro Acadêmico de Engenharia Civil do IFS - Campus Aracaju. Atua também com Gerente de Negócios da Empresa Júnior de Engenharia Civil do IFS - CAmpus Aracaju, a EMPREENG Jr. Realizando estágio na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (COHIDRO)

José Sérgio Filgueiras Costa, Instituto Federal de Sergipe

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2006). Graduado em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL(2010). Especialização em Docência para Educação Profissional (2013) pelo SENAC. Pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela FANESE (2011). Pós graduado em EAD 2009 (Especialização em Educação à Distância) pelo SENAC. Pós graduado em Didática do Ensino Superior pela PIO X (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Sergipe - IFS com dedicação exclusiva

Carlos Gomes da Silva Júnior, Instituto Federal de Sergipe

Especialização em MBA Gestão de Projetos e MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Recursos Humanos pela Estácio Sergipe. Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Downloads

Publicado

2021-04-24