METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA GEOMETRIA NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Roseanne Santos de Carvalho instituto federal de sergipe
  • Anna Cristina Araujo de Jesus Cruz IFS
  • Beatriz Feitosa Sandes dos Santos
  • Rômulo Alves de Oliveira

Resumo

É importante destacar que a ação de ensinar tem se tornado cada vez mais desafiadora, levando professores de todos os níveis de ensino a repensar o modelo tradicional de ensinar e trilhar diferentes métodos de ensino. O desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie a autonomia e o senso crítico aos alunos pode ser alcançado com a utilização de metodologias ativas. Diante então da perspectiva desse paradigma inovador, aliado ao uso em alguns momentos de práticas tradicionalistas, criou-se este projeto para ser aplicado em Desenho geométrico, do curso técnico integrado de edificações do IFS Campus Aracaju, com o objetivo de proporcionar ao estudante a participação ativa e autônoma no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, onde o público alvo foram os alunos do primeiro ano de edificações modalidade integrado. Utilizaram-se as metodologias ativas da Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a aprendizagem baseada em equipe. Por fim, realizou-se uma pesquisa de satisfação, por meio de questionários com todos os alunos que cursaram a disciplina tanto em 2019 quanto em 2020. E ainda outro questionário voltado aos alunos que estavam repetindo a matéria. Foi possível concluir que as ferramentas metodológicas ativas são eficazes tanto em sala de aula bem como virtualmente, sobretudo pelo fato de proporcionar o “aprender a aprender”, destacando também a importância de mesclar em momentos tradicionalistas.

Biografia do Autor

Roseanne Santos de Carvalho, instituto federal de sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Pós graduação na área de Educação e de Engenharia Civil. Mestrado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA)/UFS e Doutorado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) seguindo a mesma linha de pesquisa. Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na área de Construção Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil e no Ensino Técnico.

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Publicado

2021-04-24