As lives possibilitando a Educação de usuários na pandemia

a Biblioteca Universitária do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade em foco

Autores

  • Fábio Jesus dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Maria Helena Amaral Martins Dantas da Cruz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Palavras-chave:

educação de usuários, lives, pandemia, biblioteca universitária, Covid-19

Resumo

No contexto mundial atual, no qual (con)vivemos com a pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), buscou-se a reinvenção das relações laborais, culturais, educacionais e sociais. Nessa perspectiva e, observando como se daria essas novas relações diante da necessidade do distanciamento social e da suspensão das aulas presenciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), passamos a utilizar amplamente as redes sociais para potencializar o contato com os usuários na perspectiva virtual. Nesse âmbito, pensou-se numa interação mais próxima e as lives foram uma alternativa para fortalecer a comunicação entre a Biblioteca e comunidade, levando para toda a sociedade temas relevantes para uma reflexão coletiva. Assim, foi possível oferecer conteúdo de qualidade, como palestras virtuais especializadas, protagonizando as ações da biblioteca frente ao processo de educação de usuários durante essa pandemia.

Biografia do Autor

Fábio Jesus dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bibliotecário Documentalista na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CETENS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1325-972.  

Maria Helena Amaral Martins Dantas da Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB). Assistente em Administração da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CETENS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2760-0546.

Referências

BECKER, Howard S.. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador. Salvador: EdUFBA, 2013.

BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. 364f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação; Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5558/1/Tese%20Poscom%20Jussara%20Borges.pdf. Acesso em 10 out. 2021.

BRASIL, Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006. Capítulo I - disposições gerais, Art. 5° Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em 13 de set. 2021.

HOLLOWAY, I.; WHEELER, S. Qualitative research for nurses. Great Britain: Blackwell Science, 1996.

LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. São Paulo. Edições Loyola, 2004.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa; CARVALHO, Angela Maria Grossi de. Sociedade da Informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), v. 19, n. 1, p. 45-55, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/10554. Acesso em 13 set. 2021.

SANTOS, Raquel do Rosário; DUARTE, Emeide Nóbrega; LIMA, Izabel França de. O papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 36-53, jan./jun. 2014. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/279/289. Acesso em 05 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Santos, F. J. dos ., & Cruz, M. H. A. M. D. da . (2022). As lives possibilitando a Educação de usuários na pandemia: a Biblioteca Universitária do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade em foco . Revista Fontes Documentais, 4(Ed. especial), 82–89. Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1313

Edição

Seção

EIXO 2: Serviços e Produtos de Informação em Bibliotecas Universitárias