A biblioteca no contexto educacional:

o olhar docente sobre práticas educativas de língua portuguesa na biblioteca para alunos do ensino técnico na modalidade EaD

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância - EaD, Biblioteca, Prática educativa, Educação profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e relatar a prática docente dos professores de Língua Portuguesa da disciplina de Português Instrumental em relação ao uso da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte como recurso pedagógico e construção do conhecimento dos discentes dos Cursos Técnicos na Modalidade Concomitante. Como metodologia de pesquisa optou-se pelo estudo exploratório e descritivo com a utilização de levantamento bibliográfico e questionário como instrumento de coleta de dados. As informações sobre as práticas pedagógicas dos professores permitiu obter informações sobre a finalidade e frequência do uso da biblioteca pelos docentes; quais suportes a biblioteca oferece para as aulas de Português instrumental; quais atividades podem ser desenvolvidas com os alunos dos cursos técnicos na modalidade concomitante; quais as principais dificuldades encontradas para utilizar a biblioteca como recurso pedagógico; se é possível desenvolver atividades de leitura visando o desenvolvimento crítico dos alunos e, ainda, qual o papel da biblioteca do Campus no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Assim, constatou-se que a biblioteca precisa melhorar os serviços oferecidos, desenvolver ações interdisciplinares, de pesquisa e de incentivo à leitura para cumprir o seu papel educativo nas práticas docentes.

Biografia do Autor

Célia Reis Sales, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Bibliotecária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Doutoranda e Mestra em Educação
Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (PPGE-UNIR). Graduada em História e Biblioteconomia e
Documentação ambos pela UNIR. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). 

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Docente do Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
(PPGE-UNIR). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade de Lisboa. Líder
do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). 

Referências

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

Sales, C. R., & Pimenta, J. S. (2021). A biblioteca no contexto educacional:: o olhar docente sobre práticas educativas de língua portuguesa na biblioteca para alunos do ensino técnico na modalidade EaD. Revista Fontes Documentais, 4(1), 45–55. Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/795