https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/issue/feed Revista Fontes Documentais 2022-12-12T08:51:02-03:00 Salim Silva Souza salmilas@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Fontes Documentais é um periodico quadrimestral organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS,&nbsp;com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica relacionada a área da Ciência da informação,&nbsp; abordando os seguintes temas: memória, representação, identidade, patrimônio, preservação e conservação de documentos, fontes de pesquisa, historiografia das unidades de informação, como Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentações e Museus.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1424 Las bibliotecas como instituciones de la memória frente a un presente inédito 2022-11-27T12:59:52-03:00 Sandra Patrícia Arenas Grisales sandra.arena@udea.edu.com <p><span id="page33R_mcid246" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 564.62px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.931878);" role="presentation">Este artigo aborda a relação entre memória e bibliotecas, aludindo ao conceito de instituições</span></span><span id="page33R_mcid247" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 586.619px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.993217);" role="presentation">de memória. Para isso, o texto apresenta algumas definições de memória, recorrendo a</span></span><span id="page33R_mcid248" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 608.62px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.939482);" role="presentation">três autores: Astrid Erll, Paul Connerton e Elizabeth Jelin. Em seguida, discute-se por que as</span></span><span id="page33R_mcid249" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 630.619px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91607);" role="presentation">bibliotecas são instituições de memória e as implicações derivadas deste conceito. Finalmente,</span></span><span id="page33R_mcid250" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 652.62px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.940584);" role="presentation">o texto levanta alguns dos desafios enfrentados por estas instituições diante da pandemia. A</span></span><span id="page33R_mcid251" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 674.62px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918261);" role="presentation">metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, utilizando a estratégia de pesquisa documental </span></span><span id="page33R_mcid252" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 696.619px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.913578);" role="presentation">e entrevistas. Este trabalho contribui para ampliar a concepção de bibliotecas como instituições</span></span><span id="page33R_mcid253" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 718.62px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.927019);" role="presentation">de transferência e uso de informações para a de bibliotecas como instituições de memória em </span></span><span id="page33R_mcid254" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 740.619px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.921192);" role="presentation">um sentido dialógico e comunicativo.</span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1425 A biblioteca popular como espaço de resistência e de criação de memórias locais, individuais e coletivas 2022-11-27T16:42:13-03:00 Dayo de Araújo Silva Côrbo dayocorbo@gmail.com Priscila de Assunção Barreto Côrbo prysab@gmail.com <p><span id="page81R_mcid905" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 629.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980242);" role="presentation">No ano de 2021 comemorou-se o centenário de Paulo Freire e no ano atual, 2022, completa-</span></span><span id="page81R_mcid906" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 650.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.955865);" role="presentation">se quarenta anos da participação do educador no XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e</span></span><span id="page81R_mcid907" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 671.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.941054);" role="presentation">Documentação. Freire, em sua fala, Alfabetização de adultos e bibliotecas populares, destacou a </span></span><span id="page81R_mcid908" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 692.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.936228);" role="presentation">importância de uma compreensão crítica da biblioteca, nessa perspectiva, além de um espaço de</span></span><span id="page81R_mcid909" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 713.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.920794);" role="presentation">leitura de palavras a biblioteca seria um local de leitura e expressão da realidade de seus usuários.</span></span><span id="page81R_mcid910" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 734.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.964762);" role="presentation">A biblioteca seria assim, um equipamento ou um espaço de resistência cultural e de fomento à </span></span><span id="page81R_mcid911" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 755.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911669);" role="presentation">criação de uma memória local, individual e coletiva, a partir dos relatos de seus usuários, da criação</span></span><span id="page81R_mcid912" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 776.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926706);" role="presentation">de publicações fundamentadas em histórias orais de antigos moradores locais, de entrevistas com </span></span><span id="page81R_mcid913" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 797.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.92665);" role="presentation">artesãos e artistas que fazem parte da comunidade das bibliotecas. Tendo como local de análise o </span></span><span id="page81R_mcid914" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 818.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.875495);" role="presentation">Estado do Rio de Janeiro, poucas cidades estimulam a criação e a valorização de bibliotecas populares,</span></span><span id="page81R_mcid915" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 839.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.930331);" role="presentation">no caso da capital, muitas dessas bibliotecas foram denominadas como bibliotecas escolares. Um</span></span><span id="page81R_mcid916" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 860.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.898119);" role="presentation">município que se caracteriza como uma exceção dessa normalidade é a cidade de Niterói, que desde</span></span><span id="page81R_mcid917" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 881.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.902552);" role="presentation">2013 possui um sistema de bibliotecas populares, o presente trabalho tem como objetivo destacar os</span></span><span id="page81R_mcid918" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 902.124px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.886989);" role="presentation">avanços e as melhorias que devem ser realizadas nesse sistema.</span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1426 O processo de fundação das primeiras bibliotecas públicas na Bahia 2022-11-27T17:02:14-03:00 Cláudio Silva de Jesus csjesus@gmail.com Ivana Aparecida Borges Lins ivana.lins@gmail.com <p><span id="page123R_mcid1482" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 648.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952473);" role="presentation">O artigo tem por objetivo identificar quais foram as primeiras bibliotecas públicas criadas no</span></span><span id="page123R_mcid1483" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 670.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.938072);" role="presentation">estado da Bahia - Brasil, apresentando uma linha do tempo a partir do ano de criação de tais</span></span><span id="page123R_mcid1484" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 692.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929412);" role="presentation">equipamentos culturais. Os dados da pesquisa constituem-se de levantamentos bibliográficos</span></span><span id="page123R_mcid1485" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 714.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.973692);" role="presentation">e documentais que contribuíram para identificar os fundamentos históricos e políticos das</span></span><span id="page123R_mcid1486" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 736.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.889023);" role="presentation">primeiras BP municipais baianas. A pesquisa aqui apresentada resgata um cenário compreendido</span></span><span id="page123R_mcid1487" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 758.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.888846);" role="presentation">entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX, tendo como ponto de partida a fundação</span></span><span id="page123R_mcid1488" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 780.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.940974);" role="presentation">da Biblioteca Pública da Bahia – ocorrida no ano de 1811. As análises dos dados levantados</span></span><span id="page123R_mcid1489" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 802.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.990113);" role="presentation">constituíram-se a partir da dedução e indução do que foi coletado, observando o ano de</span></span><span id="page123R_mcid1490" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 824.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922015);" role="presentation">criação, as iniciativas e as possíveis contribuições do poder público no que diz respeito ao seu</span></span><span id="page123R_mcid1491" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 846.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943962);" role="presentation">funcionamento.</span></span><span id="page123R_mcid1494" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 890.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.895843);" role="presentation"><br></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1427 Os acervos arquivísticos do Museu Nacional de Belas Artes 2022-11-27T17:25:44-03:00 Thaís Rodrigues de Freitas thazfreitas@gmail.com Eliezer Pires da Silva eliezerpires@gmail.com <p><span id="page161R_mcid1996" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 610.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.924441);" role="presentation">O estudo foi desenvolvido com base em análise dos documentos arquivísticos do atual Museu</span></span><span id="page161R_mcid1997" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 632.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.8902);" role="presentation">Nacional de Belas Artes, acrescido dos acervos que integraram as duas instituições antecessoras</span></span><span id="page161R_mcid1998" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 654.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965562);" role="presentation">a existência do órgão atual: Academia Imperial de Belas Artes e Escola Nacional de Belas</span></span><span id="page161R_mcid1999" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 676.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934398);" role="presentation">Artes. A pesquisa investiga problemas quanto ao arranjo e a descrição aplicadas atualmente,</span></span><span id="page161R_mcid2000" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 698.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.894644);" role="presentation">motivada por observações como os entraves de recuperação de dados no acervo, confusões nas</span></span><span id="page161R_mcid2001" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 720.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926831);" role="presentation">relações entre os documentos do passado e a estrutura atual, dificuldades com a constatação</span></span><span id="page161R_mcid2002" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 742.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922007);" role="presentation">de produtores dos itens, além de problemas de diretrizes quanto a classificação e organização</span></span><span id="page161R_mcid2003" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 764.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.915947);" role="presentation">interna adotada para o acervo.</span></span><span id="page161R_mcid2004" class="markedContent"></span><span id="page161R_mcid2006" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 808.824px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.904103);" role="presentation"><br></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1428 Memória e resistência não cabem só na lombada 2022-11-27T17:36:59-03:00 Cláudia Sousa Pereira cpereira@uevora.pt <p><span id="page209R_mcid2718" class="markedContent"></span><span id="page209R_mcid2726" class="markedContent"></span><span id="page209R_mcid2727" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 598.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934427);" role="presentation">A especificidade da leitura literária, que corresponde às competências desenvolvidas na área</span></span><span id="page209R_mcid2728" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 620.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.921991);" role="presentation">científica dos estudos literários, proporciona o uso de metodologias e ferramentas conceptuais</span></span><span id="page209R_mcid2729" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 642.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.993073);" role="presentation">que aprofundam a leitura de um texto – e de um livro – como objeto cultural portador de</span></span><span id="page209R_mcid2730" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 664.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.909971);" role="presentation">memória e representação de resistência a agressões e perdas várias. O nosso trabalho sobre o</span></span><span id="page209R_mcid2731" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 686.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.938619);" role="presentation">livro-álbum português</span></span><span id="page209R_mcid2732" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 311.689px; top: 686.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.908115);" role="presentation">Com 3 Novelos (o mundo dá muitas voltas)</span></span><span id="page209R_mcid2733" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 630.99px; top: 686.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.923761);" role="presentation">, texto de Henriqueta Cristina</span></span><span id="page209R_mcid2734" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 708.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.893934);" role="presentation">e ilustrações de Yara Kono (Planeta Tangerina, 2015) é o pretexto: um exemplo que servirá como</span></span><span id="page209R_mcid2735" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 730.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.936961);" role="presentation">exercício demonstrativo para a consciencialização do profissional que, na sua formação quer</span></span><span id="page209R_mcid2736" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 752.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929422);" role="presentation">inicial quer ao longo da vida, passe a considerar como central o estudo do sistema literário na</span></span><span id="page209R_mcid2737" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 774.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.890158);" role="presentation">grande constelação das ciências sociais e humanas. Estes “enlaces e entrelaces” das ciências da</span></span><span id="page209R_mcid2738" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 796.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911234);" role="presentation">informação e documentação com os estudos literários aproveitam, inclusivamente, aos próprios</span></span><span id="page209R_mcid2739" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 818.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.900606);" role="presentation">estudos literários que podem reorientar a sua reflexão epistemológica crítica e acrescentam uma</span></span><span id="page209R_mcid2740" class="markedContent"><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 840.158px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918729);" role="presentation">nova camada à tradicional disciplina de teoria da literatura.</span></span><span id="page209R_mcid2741" class="markedContent"></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1429 A mediação informativa em ambientes de (ciber)cultura e (in)formação 2022-11-29T09:24:27-03:00 Meri Nadia Marques Gerlin meri.gerlin@ufes.br <p><span id="page257R_mcid3450" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 616.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965309);" role="presentation">Eleito como marco teórico o que fora produzido por Kevin McGarry, Pierry Lévy e Paulo Freire, </span></span><span id="page257R_mcid3451" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 637.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.893766);" role="presentation">objetiva-se colocar em análise a contribuição da mediação informativa no espaço virtual (ciberespaço)</span></span><span id="page257R_mcid3452" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 658.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.903619);" role="presentation">na sociedade contemporânea. Para alcançar tal intento, recorre-se a um estudo exploratório e a uma</span></span><span id="page257R_mcid3453" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 679.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.903728);" role="presentation">pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito da Ciência da Informação, Educação e Política (Ciber)</span></span><span id="page257R_mcid3454" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 700.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.88295);" role="presentation">Cultural. Como resultado são identificadas teorias como as que foram produzidas por Oswaldo Almeida</span></span><span id="page257R_mcid3455" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 721.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.896992);" role="presentation">Júnior e Teixeira Coelho Netto, auxiliando no entendimento de que a mediação deve alcançar sujeitos</span></span><span id="page257R_mcid3456" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 742.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.917234);" role="presentation">de diferentes culturas atendidos ou não em ambientes de informação e produção de conhecimento.</span></span><span id="page257R_mcid3457" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 763.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.924304);" role="presentation">O conceito de mediação da informação se fortalece perante a intervenção em espaços presenciais</span></span><span id="page257R_mcid3458" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 784.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946014);" role="presentation">comunitários, escolas, bibliotecas e universidades auxiliando bibliotecários e outros profissionais</span></span><span id="page257R_mcid3459" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 805.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.939891);" role="presentation">dispostos a desenvolverem ações culturais, políticas, educativas e transformadoras. Esse tipo de</span></span><span id="page257R_mcid3460" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 826.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.913842);" role="presentation">atuação informativa e cultural solicitada também no ciberespaço, acaba requerendo o entendimento</span></span><span id="page257R_mcid3461" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 847.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919605);" role="presentation">de que há em torno da prática de mediação um processo de conceituação reflexivo e em constante</span></span><span id="page257R_mcid3462" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 868.457px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929422);" role="presentation">constituição.</span></span><span id="page257R_mcid3463" class="markedContent"></span><span id="page257R_mcid3466" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 906.228px; font-size: 17.5px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.899037);" role="presentation"><br></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1430 Unidades de informação, memória e resistência no âmbito das dissidências sexuais e de genêro 2022-11-29T10:12:52-03:00 Francisco Arrais Nascimento francisco.arrais.nascimento@gmail.com Denise Cristina Belam Fioravanti denisebfioravanti@gmail.com Deise Maria Antonio Sabbag deise.sabbag@unesp.br <p><span id="page318R_mcid4262" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 741.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.920875);" role="presentation">Objetivou-se compreender como a informação e o conhecimento para além da cultura material</span></span><span id="page318R_mcid4263" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 763.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.977735);" role="presentation">produzidos pelas dissidências sexuais e de gênero têm sido acolhidas pelas unidades de</span></span><span id="page318R_mcid4264" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 785.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.885533);" role="presentation">informação sob a óptica das relações de poder. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de</span></span><span id="page318R_mcid4265" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 807.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919626);" role="presentation">vertente discursivo desconstrucionista de base foucaultiana, ancorando-se em uma cartografia</span></span><span id="page318R_mcid4266" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 829.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943201);" role="presentation">de documentos. Ao término das análises dos dados, se pode vislumbrar que as unidades de</span></span><span id="page318R_mcid4267" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 851.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958952);" role="presentation">informação refletem em muitos aspectos aquilo que a sociedade impõe enquanto “normal”,</span></span><span id="page318R_mcid4268" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 873.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952427);" role="presentation">“natural” e “desejado” sob a forma de norma (Heteronorma), balizando as representações e</span></span><span id="page318R_mcid4269" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 895.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.923244);" role="presentation">consequentemente a preservação memorial de grupos hegemônicos em detrimento de grupos </span></span><span id="page318R_mcid4270" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 919.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.903645);" role="presentation">marginalizados.</span></span><span id="page318R_mcid4271" class="markedContent"></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1431 O Círio de Nossa Senhora de Nazaré como símbolo da memória e ressistência social no estado do Pará 2022-11-29T10:32:29-03:00 Cristiane Pantoja de Moraes cristiane.moraes@unesp.br Deise Maria Antonio Sabbag deise.sabbag@unesp.br <p><span id="page455R_mcid5601" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 534.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.941031);" role="presentation">O Círio de Nazaré é um fenômeno religioso rico, com complexo ritual mitológico. O evento é realizado</span></span><span id="page455R_mcid5602" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 554.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958592);" role="presentation">anualmente e se tornou grande momento de celebração da cultura Paraense, em que os peregrinos</span></span><span id="page455R_mcid5603" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 574.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.96715);" role="presentation">buscam por absolvições e milagres. Nesse sentido, o Círio passou a ser objeto de culto e devoção,</span></span><span id="page455R_mcid5604" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 594.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.937578);" role="presentation">uma manifestação de salvamento da memória religiosa coletiva, transmitido como legado da história e</span></span><span id="page455R_mcid5605" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 614.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.915078);" role="presentation">identidade nazarena. Dessa forma, este trabalho tem como objetivos: fazer buscas nas obras que tratam</span></span><span id="page455R_mcid5606" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 634.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.940983);" role="presentation">do Círio como uma forma de preservação da memória paraense, buscando fazer uma relação com da</span></span><span id="page455R_mcid5607" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 654.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.927323);" role="presentation">festividade do Círio como um símbolo cultural e religioso; tratar a representatividade dos homossexuais</span></span><span id="page455R_mcid5608" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 674.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.973292);" role="presentation">durante a celebração do Círio como forma de resistência pelo seu reconhecimento na sociedade e</span></span><span id="page455R_mcid5609" class="markedContent"> <span class="" dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 694.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.894748);" role="presentation">também fazer referência a obras valiosas que fazem parte do acervo como objeto de cultura e preservação</span></span><span id="page455R_mcid5610" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 714.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.883375);" role="presentation">documental da celebração da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Utilizando-se de uma</span></span><span id="page455R_mcid5611" class="markedContent"> <span class="" dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 734.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.93293);" role="presentation">revisão da literatura, procurou-se abordar aspectos referentes aos conteúdos que correferem assuntos</span></span><span id="page455R_mcid5612" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 754.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918393);" role="presentation">potencialmente ligados aos temas de memória como símbolo de resistência para produção, transmissão</span></span><span id="page455R_mcid5613" class="markedContent"><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 774.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934059);" role="presentation">e preservação da informação religiosa paraense. Essa metodologia tem como base o delineamento de</span></span><span id="page455R_mcid5614" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 794.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.950295);" role="presentation">documentos, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, fazendo a relação das informações que se</span></span><span id="page455R_mcid5615" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 814.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.94799);" role="presentation">traduzem a presente representação simbólica da cultura na Nossa Senhora de Nazaré. Desse modo,</span></span><span id="page455R_mcid5616" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 834.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.898951);" role="presentation">resultando nesta pesquisa o quanto de memória cultural do Paraense, cuja manifestação religiosa material</span></span><span id="page455R_mcid5617" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 854.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.908564);" role="presentation">e imaterial se mostrou muito forte, principalmente na crença dos devotos da Nossa Senhora de Nazaré, o </span></span><span id="page455R_mcid5618" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 874.756px; font-size: 16.6667px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.925948);" role="presentation">que culminou na transformação do Círio como patrimônio cultural brasileiro.</span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1432 Representações da mulher negra no Jornal Gazeta de Notícias no final do século XIX 2022-11-29T11:00:35-03:00 Leila Martins dos Santos Lima leilamartins194@gmail.com Elaine Maria Santos elainemaria@academico.ufs.br <p><span id="page515R_mcid6300" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 752.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.909629);" role="presentation">O presente artigo propõe-se analisar a representação da mulher negra no jornal Gazeta</span></span><span id="page515R_mcid6301" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 776.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.913568);" role="presentation">de Notícias do Rio de Janeiro entre os anos 1890 e 1895. O trabalho objetiva explicar a</span></span><span id="page515R_mcid6302" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 800.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.916115);" role="presentation">importância dos periódicos nos estudos da história da educação, observar a frequência</span></span><span id="page515R_mcid6303" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 824.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.908251);" role="presentation">dos discursos de/sobre mulheres negras neste veículo comunicacional, além de, exami</span></span><span id="page515R_mcid6305" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 848.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.896726);" role="presentation">nar o teor dessas manifestações. A partir deste levantamento de dados, utilizou-se a teo</span></span><span id="page515R_mcid6307" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 872.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922824);" role="presentation">ria das representações a partir de teóricos como Hall e Chartier, para entender como a</span></span><span id="page515R_mcid6308" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 896.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.908292);" role="presentation">mídia da época contribuiu para a construção da imagem da mulher negra na sociedade.</span></span><span id="page515R_mcid6309" class="markedContent"></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1433 Mestre João do Boi e suas canções 2022-11-29T14:03:25-03:00 Fidelis Tavares de Melo fideltmelo@gmail.com Ivana Aparecida Borges Lins ivana.lins@gmail.com <p><span id="page588R_mcid7228" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 742.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945753);" role="presentation">O artigo trata de estudos sobre a cultura popular com ênfase na tradição do samba chula. O</span></span><span id="page588R_mcid7229" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 764.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.973672);" role="presentation">objetivo central é refletir sobre a memória social abordando um fenômeno que envolve os</span></span><span id="page588R_mcid7230" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 786.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.910995);" role="presentation">fazeres da vida individual e que alcança a vida coletiva, na comunidade de São Braz, cidade do</span></span><span id="page588R_mcid7231" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 808.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.885547);" role="presentation">Recôncavo Baiano, como é o caso do estudo sobre o mestre João do Boi e a sua criação musical.</span></span><span id="page588R_mcid7232" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 830.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922807);" role="presentation">Trata-se de um estudo de caso, sendo uma pesquisa exploratória, com método de abordagem</span></span><span id="page588R_mcid7233" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 852.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.95757);" role="presentation">indutiva e dedutiva. Os dados apresentados ancoraram-se em levantamento bibliográfico e</span></span><span id="page588R_mcid7234" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 874.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952217);" role="presentation">documental. Os resultados apontam para a necessidade do fortalecimento de pesquisas no</span></span><span id="page588R_mcid7235" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 896.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.947203);" role="presentation">campo da Ciência da Informação que resgatem a memória individual para a preservação da</span></span><span id="page588R_mcid7236" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 920.825px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.931341);" role="presentation">informação</span></span><span id="page588R_mcid7237" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 230.355px; top: 919.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.90731);" role="presentation">de saberes tradicionais da cultura local e nacional.</span></span><span id="page588R_mcid7238" class="markedContent"></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1434 Um tambor sámi restituído 2022-11-29T14:48:15-03:00 Paula Sequeiros paulasequeiros@ces.uc.pt <p><span id="page624R_mcid7839" class="markedContent"></span><span id="page624R_mcid7840" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 554.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929572);" role="presentation">A restituição de um tambor sámi confiscado em 1691, em Karasjok, atual Noruega, foi</span></span><span id="page624R_mcid7841" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 578.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.933763);" role="presentation">feita no início de 2022. Este bem incorpora significado histórico, cultura e valores pró</span></span><span id="page624R_mcid7843" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 602.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.877121);" role="presentation">prios, assim como marcas da colonização e das desigualdades no Sápmi. Pode falar sobre</span></span><span id="page624R_mcid7844" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 626.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.924098);" role="presentation">a longa colonialidade e a invisibilização racista no extremo norte da Europa e sobre as</span></span><span id="page624R_mcid7845" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 650.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.906114);" role="presentation">resistências históricas e processos atuais por justiça e reparação. Avança-se uma sínte</span></span><span id="page624R_mcid7847" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 674.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922776);" role="presentation">se bibliográfica sobre a invenção eurocêntrica das raças operada, a partir do centro da</span></span><span id="page624R_mcid7848" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 698.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.933666);" role="presentation">Europa, no que visou particularmente as populações sámis, as suas terras e culturas,</span></span><span id="page624R_mcid7849" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 722.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.916196);" role="presentation">com demarcações coloniais, patriarcais e capacitistas. Esboçam-se linhas possíveis de</span></span><span id="page624R_mcid7850" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 746.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.933566);" role="presentation">intervenção e reconfiguração do trabalho sobre fontes biográficas e bibliográficas que</span></span><span id="page624R_mcid7851" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 770.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922841);" role="presentation">sustentem, alentem e disseminem a incorporação de conhecimento herdado e a trans</span></span><span id="page624R_mcid7853" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 794.227px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926244);" role="presentation">mitir por culturas originárias com reconhecimento e justiça.</span></span><span id="page624R_mcid7857" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 855.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.914005);" role="presentation"><br></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1435 A produção de histórias autorais e as narrativas universais 2022-11-29T15:03:52-03:00 Meri Nadja Marques Gerlin meri.gerlin@ufes.br <p><span id="page694R_mcid9000" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 629.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.871743);" role="presentation">Ao dissertar sobre o tema da leitura literária direcionada ao público infantil aproprio-me de elementos</span></span><span id="page694R_mcid9001" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 651.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.875873);" role="presentation">da minha trajetória profissional, rememorando fragmentos da atividade acadêmica e da formação de</span></span><span id="page694R_mcid9002" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 673.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.842932);" role="presentation">leitores em bibliotecas, escolas e espaços comunitários.</span></span><span id="page694R_mcid9003" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 526.294px; top: 673.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.863022);" role="presentation">Para tanto, inspiro-me no método de produção</span></span><span id="page694R_mcid9004" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 695.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.881442);" role="presentation">do ensaio acadêmico que se baseia na contextualização da experiência pessoal e na articulação de</span></span><span id="page694R_mcid9005" class="markedContent"> <span class="" dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 717.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.870342);" role="presentation">referências produzidas por áreas do conhecimento científico e cotidiano. No decorrer da organização</span></span><span id="page694R_mcid9006" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 739.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.879284);" role="presentation">da escrita deste ensaio, coloco em análise a importância da produção das histórias autorais inéditas</span></span><span id="page694R_mcid9007" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 761.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.874854);" role="presentation">e da readaptação das narrativas universais que, ao longo dos séculos, constituíram contos de fadas,</span></span><span id="page694R_mcid9008" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 783.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.896372);" role="presentation">fábulas, mitos, lendas brasileiras folclóricas e capixabas atualmente recuperadas nas páginas dos</span></span><span id="page694R_mcid9009" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 805.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.857589);" role="presentation">livros em espaços presenciais e nas telas dos computadores que cada vez mais conectam crianças ao</span></span><span id="page694R_mcid9010" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 827.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.85412);" role="presentation">espaço virtual. Assim sendo, as obras literárias infantis, utilizadas por pais e responsáveis, educadores</span></span><span id="page694R_mcid9011" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 849.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.873244);" role="presentation">e bibliotecários e outros sujeitos que trabalham com a formação da competência leitora, contemplam</span></span><span id="page694R_mcid9012" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 871.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.867456);" role="presentation">as diferenças culturais e regionais em termos de publicação e disseminação dos gêneros literários no</span></span><span id="page694R_mcid9013" class="markedContent"><br role="presentation" /><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 893.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.845441);" role="presentation">Estado do Espírito Santo, no Brasil e no Mundo.</span></span><span id="page694R_mcid9014" class="markedContent"></span><span id="page694R_mcid9016" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 937.491px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.867542);" role="presentation"><br /></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1436 Memórias e vivências 2022-11-30T10:41:12-03:00 Albert Douglas Silva da Cunha albertdouglas.s@gmail.com Álvaro Jorge Santos de Carvalho alvarojorge29@hotmail.com Daniele Sueira de Lira danielesueira21@gmail.com Laura Mattes Lagrange lauralagrange5@gmail.com Luciene Cerdas lucienecerdas@gmail.com Lidiane Jeane Lima Cezario lidianelimac26@gmail.com Maria Antônia Azevêdo Teixeira Rocha mariaantoniaatr@gmail.com Rejane Maria de Almeida Amorim rejane.ufrj@gmail.com <div class="page" style="width: 992px; height: 1403px;" role="region" data-page-number="209" aria-label="Página 209" data-loaded="true"> <div class="annotationEditorLayer" style="pointer-events: none; width: 992px; height: 1403px;" tabindex="0" data-main-rotation="0"><span id="page755R_mcid9614" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 417.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929693);" role="presentation">O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos do Método de Alfabetiza</span></span><span id="page755R_mcid9616" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 441.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.90701);" role="presentation">ção desenvolvido por Paulo Freire e implementado no projeto de alfabetização para 380</span></span><span id="page755R_mcid9617" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 465.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.921467);" role="presentation">trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”, no Rio Grande</span></span><span id="page755R_mcid9618" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 489.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.920161);" role="presentation">do Norte. Na leitura de suas obras Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática de</span></span><span id="page755R_mcid9619" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 513.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.904473);" role="presentation">Liberdade e A importância do ato ao ler, suas concepções sobre educação, pedagogia e</span></span><span id="page755R_mcid9620" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 537.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.894303);" role="presentation">alfabetização descortinam as bases de seu método de ensino, caracterizado pelo sentido</span></span><span id="page755R_mcid9621" class="markedContent"><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 561.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.895584);" role="presentation">ético e político do fazer do educador na sua relação com o educando. O estudo realizado</span></span><span id="page755R_mcid9622" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 585.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.913472);" role="presentation">sinaliza um processo de mudança pedagógica em busca de uma alfabetização emanci</span></span><span id="page755R_mcid9624" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 609.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.916172);" role="presentation">padora; todos os envolvidos são sujeitos e contribuem para o ensino e a aprendizagem</span></span><span id="page755R_mcid9625" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 633.56px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.905393);" role="presentation">uns dos outros, em uma perspectiva de uma sociedade democrática e de justiça social.</span></span></div> </div> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1437 De volta para comunidade 2022-11-30T15:56:05-03:00 Suzana Maria Ketelhut smketelhut@usp.br Marcia Regina da Silva marciaregina@usp.br <p><span id="page832R_mcid10521" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 794.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929652);" role="presentation">Bibliotecas comunitárias se mostram cada vez mais importantes no cenário da educa</span></span><span id="page832R_mcid10523" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 818.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934982);" role="presentation">ção e cultura, pois atuam diretamente no escopo social tanto pelo acervo literário que</span></span><span id="page832R_mcid10524" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 842.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.924129);" role="presentation">possuem, quanto pelas ações complementares que podem ser desenvolvidas onde se</span></span><span id="page832R_mcid10525" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 866.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.88284);" role="presentation">inserem. A Biblioteca Lélia Abramo, localizada no espaço da Cerâmica São Luiz em Ribei</span></span><span id="page832R_mcid10527" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 890.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91747);" role="presentation">rão Preto foi criada durante o Programa Ribeirão das Letras, porém permaneceu aban</span></span><span id="page832R_mcid10529" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 914.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.895623);" role="presentation">donada por bem mais que 10 anos. Em 2021, com o apoio do PROAC (edital 24/2020), a</span></span><span id="page832R_mcid10530" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 938.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.909539);" role="presentation">biblioteca foi reorganizada, e foram feitas algumas ações culturais para divulgar o espa</span></span><span id="page832R_mcid10532" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 962.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.925432);" role="presentation">ço e sua inserção local. Apresentamos um relato de experiência apontando resultados</span></span><span id="page832R_mcid10533" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 986.893px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.899398);" role="presentation">dessa reorganização bem como produtos que foram criados para facilitar o uso e acesso</span></span><span id="page832R_mcid10534" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 1010.89px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.929534);" role="presentation">ao acervo com intuito de facilitar a autogestão. Análises quantitativas e qualitativas do</span></span><span id="page832R_mcid10535" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 1034.89px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.910968);" role="presentation">acervo são apresentadas, e mostram que além da recuperação e ordenação do acervo,</span></span><span id="page832R_mcid10536" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 1058.89px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918808);" role="presentation">esta iniciativa pode ser tomada como modelo para recuperação de espaços que se en</span></span><span id="page832R_mcid10538" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 1082.89px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919154);" role="presentation">contrem em situação semelhante.</span></span><span id="page832R_mcid10539" class="markedContent"></span><span id="page832R_mcid10542" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 141.732px; top: 1144.23px; font-size: 20px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.897317);" role="presentation"><br></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1438 Editorial 2022-11-30T18:20:21-03:00 Salim Silva Souza salim.souza@ifs.edu.br Daniele Achilles Dutra da Rosa daniele.achilles@unirio.br <p>Editorial</p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1439 Expediente 2022-11-30T18:23:05-03:00 Salim Silva Souza salim.souza@ifs.edu.br <p>Expediente</p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1440 Independência ou...? 2022-11-30T18:41:21-03:00 Mailson Furtado salmilas@gmail.com <p><span id="page947R_mcid11781" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 120.489px; top: 408.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.862261);" role="presentation">No começo dos anos 2000 descobri a literatura, a escrita, e com isso, o desejo da</span></span><span id="page947R_mcid11782" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 426.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.87309);" role="presentation">publicação de um livro. Tudo isso se passa em Varjota, no sertão norte cearense, cidade</span></span><span id="page947R_mcid11783" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 444.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934486);" role="presentation">curtinha em população e história, lugar sem qualquer histórico literário ou editorial,</span></span><span id="page947R_mcid11784" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 462.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.908523);" role="presentation">sem qualquer livraria ou espaço cultural de uso comunitário voltado à leitura, e nunca</span></span><span id="page947R_mcid11785" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 480.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.878175);" role="presentation">ali, alguém havia publicado algo. E lá estava eu. Nesse cenário dos meus principais de</span></span><span id="page947R_mcid11787" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 498.836px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.876685);" role="presentation">safios antes de pôr no mundo o tal livro, seria minimamente entender os caminhos para</span></span><span id="page947R_mcid11788" class="markedContent"> <span dir="ltr" style="left: 85.0394px; top: 516.836px; font-size: 12px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.865992);" role="presentation">publicação sem ter ninguém para sanar dúvidas. <br /></span></span></p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1443 Mundo, juventud y lenguaje 2022-12-11T10:03:17-03:00 Didier Álvarez-Zapata dial@bibliotecologia.udea.edu.co <p>Esta es una provocación llena de sobresaltos y preguntas, nacida de los encuentros que en el territorio de la palabra he tenido con jóvenes en las bibliotecas, aulas universitarias y otros espacios de vida de Medellín, mi ciudad natal. El texto está escrito en una clave que, premeditadamente, desecha acercamientos conceptuales propios dela abstracción académica. Es apenas mi voz de hombre adulto, latinoamericano, bibliotecólogo, profesor universitario, que se engancha en elafán (no saciado) de digerir la experiencia sobrecogedora de enunciar, junto con los jóvenes, este mundo de postrimerías.</p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1444 Sumário 2022-12-11T10:26:13-03:00 Salim Silva Souza salim.souza@ifs.edu.br <p>Sumário</p> 2022-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Fontes Documentais