O ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS POR MEIO DE PROJETOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Roberta de Cássia dos Anjos, Joana dos Santos Silva

Resumo


Entendemos que desenvolver conceitos estatísticos por meio de projetos contribui para uma melhor difusão da estatística. O contato direto com dados reais auxilia o efetivo aprendizado dos conceitos estatísticos, além de permitir uma melhor reflexão sobre sua utilização. Busca-se a construção de um futuro professor de Matemática que entenda as informações em seu cotidiano. O objetivo deste trabalho foi possibilitar aos alunos e professores supervisores bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, Minas Gerais, a prática da estatística por meio de atividades de ensino utilizando projetos. Assim, após a elaboração de um questionário que buscou compreender a motivação, ou não, que alunos do terceiro grau do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Uberaba, Minas Gerais tem em continuar os seus estudos, os bolsistas do PIBID o aplicaram a 198 alunos. A parte final do projeto foi gerar estatísticas, analisar e interpretar os resultados. Esses resultados indicaram que a maioria dos alunos pretende dar continuidade aos estudos e o que dificultaria esse processo seria: condições financeiras e disponibilidade de tempo. Evidenciamos que as atividades de organização de pesquisa de campo, coleta, tabulação de dados, interpretação e análise dos dados despertaram o espírito investigativo nos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


           

 

Licença Creative Commons A CEMeR está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.