O ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS POR MEIO DE PROJETOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior
  • Roberta de Cássia dos Anjos
  • Joana dos Santos Silva

Resumo

Entendemos que desenvolver conceitos estatísticos por meio de projetos contribui para uma melhor difusão da estatística. O contato direto com dados reais auxilia o efetivo aprendizado dos conceitos estatísticos, além de permitir uma melhor reflexão sobre sua utilização. Busca-se a construção de um futuro professor de Matemática que entenda as informações em seu cotidiano. O objetivo deste trabalho foi possibilitar aos alunos e professores supervisores bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, Minas Gerais, a prática da estatística por meio de atividades de ensino utilizando projetos. Assim, após a elaboração de um questionário que buscou compreender a motivação, ou não, que alunos do terceiro grau do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Uberaba, Minas Gerais tem em continuar os seus estudos, os bolsistas do PIBID o aplicaram a 198 alunos. A parte final do projeto foi gerar estatísticas, analisar e interpretar os resultados. Esses resultados indicaram que a maioria dos alunos pretende dar continuidade aos estudos e o que dificultaria esse processo seria: condições financeiras e disponibilidade de tempo. Evidenciamos que as atividades de organização de pesquisa de campo, coleta, tabulação de dados, interpretação e análise dos dados despertaram o espírito investigativo nos alunos.
Publicado
2019-04-11