Sobre a Revista

A Revista Fontes Documentais é um periodico quadrimestral organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS, com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica relacionada a área da Ciência da informação,  abordando os seguintes temas: memória, representação, identidade, patrimônio, preservação e conservação de documentos, fontes de pesquisa, historiografia das unidades de informação, como Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentações e Museus. 

 

Edição Atual

v. 5 n. Ed. Especial (2022): Revista Fontes Documentais - Edição especial Memória e Resistências: enlaces e entrelaces, maio/ago. 2022
					Visualizar v. 5 n. Ed. Especial (2022): Revista Fontes Documentais - Edição especial Memória e Resistências: enlaces e entrelaces, maio/ago. 2022

Esta edição especial foi produzida em parceria com o Grupo de Pesquisa “Bibliotecas,
Memória e Resistência”, coordenado pela Profa. Dra. Daniele Achilles do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO e dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO) e em Memória Social (PPGMS/UNIRIO), e contou com a valiosa colaboração da Profa. Dra. Deise Maria Antonio Sabbag, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília.

O Grupo de Pesquisa “Bibliotecas, Memória e Resistência” visa estudar e difundir iniciativas plurais de bibliotecas públicas, escolares, especializadas, dentre outras, relativas à memória e resistência na contemporaneidade. Se coloca na via de compreensão das dinâmicas da memória e, consequentemente, da resistência com o intuito de valorizar esses espaços como lugares de memória, passiveis de experiências e vivências revelando memórias individuais e coletivas, bem como suas implicações.

O tema escolhido para esta edição especial foi Memória e Resistências: enlaces e entrelaces, com o objetivo de apresentar importantes pesquisas sobre a relação da informação, conhecimento e unidades informacionais no contexto da memória e resistência. Serão treze artigos inéditos, um relato de experiência e dois ensaios que irão passear pelas áreas da Ciência da Informação, Educação, História e Literatura.

Publicado: 2022-12-12

Edição completa

Expediente

Editorial

Sumário

Artigos

Relato de Experiência

Ver Todas as Edições

.