FOCO E ESCOPO

A Revista Fontes Documentais é um periodico quadrimestral organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS, com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento, resumos expandidos e entrevistas relacionados a área da Ciência da informação,  abrangendo temas como memória, representação, identidade, patrimônio, preservação e conservação de documentos, fontes de pesquisa, historiografia das unidades de informação, como Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentações e Museus. O seu conteúdo é de acesso livre e a submissão de trabalhos fica aberta em caráter contínuo.  

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

 Os números são gerados a partir de submissões às cegas organizadas pelos editores (com diversidade de abordagens, incluindo artigos empíricos e teóricos) que, em comum acordo com o editor geral, privilegiam textos inéditos nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, cuja finalidade é dar visibilidade às pesquisas realizadas por alunos de graduação, mestrado ou doutorado junto aos seus respectivos orientadores ou, também, por egressos desses cursos, bem como por profissionais das referidas áreas que desejem apresentar resultados de novas pesquisas desenvolvidas em suas unidades de informações.

 A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria. O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas:

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para a próxima etapa avaliativa.

Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Com a finalidade de atender as diretrizes para periódicos advindas da CAPES, de modo a manter a qualificação, a Revista Fontes Documentais, limita o número de publicações de artigos com autorias vinculadas ao Instituto Federal de Sergipe. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

POLÍTICA DE ISENÇÃO

A Revista Fontes Documentais é uma revista de divulgação científica que não cobra nenhum valor dos autores (de qualquer região ou país) para publicação de suas produções neste periódico, tendo em vista a divulgação da produção científica em sua área de atuação.

 

POLÍTICA DE PLÁGIO

A submissão de um trabalho à Revista Fontes Documentais, implica declaração, para todos os fins, de legitimidade do texto enviado, o qual deve ser baseado no trabalho do autor, exceto indicação em contrário. Em hipótese alguma a revista será responsabilizada por violações de direitos autorais decorrentes da não observância desta cláusula. 

 

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO

 A Revista Fontes Documentais tem seus arquivos digitais preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

LICENÇA DE CONTEÚDO 

 Licença Creative Commons

 

TAXA DE PROCESSAMENTO E SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Revista Fontes Documentais não cobra aos autores qualquer tipo de taxa pela submissão, revisão, processamento ou publicação de artigos. 

 

INDEXADORES  

Este periódico está indexado nos seguintes diretórios e bases de dados: BRAPCI, LATINDEX, QUALIS, SUMÁRIOS, LIVRE, DIADORIN, GOOGLE ACADÊMICO.

No sistema de Periódicos Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está atualmente classificada como B3 (2019).

 

ISSN: 2595-9778