O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS

Visando orientar autores e colaboradores a Revista Fontes Documentais elaborou normas para submissão dos trabalhos cientifico-acadêmicos.

ARTIGOS

Configuração da página: formato A4; orientação retrato (em todo o trabalho); margens: superior e esquerdo 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm; cabeçalho e rodapé 1,5 cm;

Formatação: O trabalho deverá estar no editor de texto Microsoft Word 7.0, ou versão mais atualizada. Deverá estar na fonte Times New Roman; tamanho 12, justificado; recuo inicial de parágrafo 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5; sem espaço entre os parágrafos; sem paginação;

Estrutura do Trabalho: Título do trabalho: todo em maiúsculo, negrito, centralizado, tamanho 12. Deve ser breve, suficiente específico e descritivo, vindo acompanhado de tradução para o inglês. Autores: centralizados, tamanho 12, espaçamento simples; abaixo do nome colocar informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), grupo de pesquisa que participa, bem como endereço postal do(s) autor(es) e o(s) correio(s) eletrônico(s);

Textos e Ilustrações: Apresentar o texto em um único arquivo com ilustrações (figuras, fotografias, desenhos, gráficos, mapas, quadros, tabelas etc.), centralizados na página e inseridas em seus devidos lugares (conferir normas ABNT). Todas as ilustrações apresentadas no texto deverão ser gravadas também numa “pasta” em separado, no formato.JPG, devendo estar em resolução mínima de 300 dpi. Os mesmos deverão conter identificação de sequência conforme a ordem do texto;

Quadros e tabelas: deverão ser acompanhados de identificação na parte superior e fonte consultada abaixo, sendo transcritas em fonte tamanho 11 e devem permitir a compreensão do significado dos dados reunidos. Tanto os quadros como as tabelas deverão ter numeração independente e sequencial;

Resumo: dois espaços abaixo dos nomes dos autores com espaçamento simples e em língua portuguesa com no máximo 10 (dez) linhas, acompanhado de versão em uma língua estrangeira (abstract, para inglês ou resumen, para espanhol).

NOTA: Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. Não utilizar tradutor automático.

Palavras-chave: Entre três e cinco termos, devendo representar o conteúdo do texto, em português e língua estrangeira escolhida (keywords, para inglês ou palabras clave, para espanhol);

Citações: com mais de 3 (três) linhas devem ser destacas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, justificado, espaçamento simples, mesma fonte, tamanho menor que a do texto utilizado e sem aspas, sem parágrafo e sem itálico. (ver normas ABNT);

Notas de rodapé: devem ser apresentadas em ordem crescente e em algarismos arábicos em chamadas na mesma página, com fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado;

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo;

Referências: as referências, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas em ordem alfabética de autor/título, ao final, do artigo.

RESUMO EXPANDIDO

Possuir de 6 (seis) mil a 9 (nove) mil caracteres, ou seja até 3 (três) páginas;

Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita com 2 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo;

Não serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário descrever por extenso);

Para facilitar o processo de submissão, o texto deverá ser previamente digitado em word, contendo:

1. Título e referência do título (Essas informações não devem constar no corpo do resumo) Exemplos de referência: – Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento XXX, pertencente ao Grupo de Pesquisa yyy;
– Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em XXXXX; – Projeto de Extensão; – Projeto de Iniciação Científica;


2. Autores e referência de cada autor (Não devem constar no corpo do resumo). Serão aceitos no máximo 4 (quatro) Exemplos de identificação do(s) autor(es): – Professor Doutor do Departamento de Museologia da UFBA, Orientador, usuario@provedor.com.br; – Aluno do Curso de Mestrado em Educação Profissional do IFS, bolsista CAPES, usuario@provedor.com.br; – Aluno do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação da UFS, bolsista PIBEX/UFS, usuario@provedor.com.br;

3. Corpo do Resumo não deverá constar o título e referência do título, assim como também os autores e referências de cada autor; aqui, somente o resumo, assim dividido:

Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura;

Metodologia – deve ser concisa e objetiva, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo;

Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;

Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido;

Palavras-chaves – inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”;

Agradecimentos – Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores;

Referências bibliográficas – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

ENTREVISTAS

A parte inicial da entrevista deve conter uma apresentação breve do entrevistado e as razões que levaram o entrevistador a entrevistá-lo sobre o tema em pauta. O entrevistador deve também situar seu lugar de fala e interesse sobre o assunto; 

Para sondagem de interesse sobre temas e entrevistados prospectivos, o entrevistador pode entrar em contato com o Conselho Editorial; 

As entrevistas devem ter de duas a três mil palavras;

As imagens deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;

Devem ser inseridas no encaminhamento do texto ou vídeo da entrevista de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.