Caminhos da leitura:

a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal

  • Gizele de Melo Viana Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia (UNIR) https://orcid.org/0000-0002-5283-2509
Palavras-chave: Leitura, Biblioteca escolar, Biblioteca itinerante, Prática pedagógica

Resumo

Apresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.

Biografia do Autor

Gizele de Melo Viana, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em História Regional pela União das Escolas Superiores de Porto Velho (UNIPEC). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 
Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
Mestranda em Educação Escolar - Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão em Arquivos Empresariais e Bacharelada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 
Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa FAPERJ Nota 10 e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Referências

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Publicado
2020-01-18
Como Citar
Viana, G., Cavalcante, F., & Pimenta, J. (2020). Caminhos da leitura:. Revista Fontes Documentais, 2(3), 59-74. Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/503